Catequese do Bom Pastor

A Catequese do Bom Pastor é um processo de educação para crianças dos 3 aos 12 anos em que o objetivo é formar e experienciar um encontro autêntico com Deus.
A Catequese é baseada em escritura e liturgia e enquadrada nos princípios de educação Montessori. Isto possibilita que as crianças interiorizem o Evangelho através do uso de materiais sensorialmente ricos. As crianças podem livremente trabalhar com os materiais que representam o essencial da proclamação da mensagem Cristã.
O papel do adulto é o de preparar o espaço sagrado para as crianças, - o Átrio - para que elas possam responder a este relacionamento sagrado, pela primeira vez proclamado a elas por Jesus, o Bom Pastor. O Átrio, em vez de ser uma sala de aulas para estudo acadêmico, é um espaço de adoração. É um lugar para se estar com Deus, ouvir a Palavra do Senhor e rezar. É desenhado para refletir a beleza da criação e o amor incondicional de Deus.
A visão para esta catequese nasceu em 1954 e foi desenvolvida pela Dr.ª. Sofia Cavaletti, professora de Hebraico e Escritura e membro da Comissão de Relações Judaico-Cristãs do Vaticano e sua colega Professora Gianna Gobbi, uma educadora Montessori. Juntas, descobriram que as crianças têm necessidades religiosas e uma vontade de estar perto de Deus, mas que precisam do Espírito Santo e da ajuda de adultos para conseguirem consolidar este relacionamento.
A Catequese do Bom Pastor é uma formação Católica mas pode ser adaptada por outras denominações Cristãs. Apresentação do curso em formato pdf (em Inglês)

Curso

O Nível 1 da Catequese do Bom Pastor foi concebido para qualquer pessoa que queira oferecer a Catequese a crianças de idades entre os 3 e os 6 e é também a base para os três níveis seguintes da Catequese do Bom Pastor. O curso pode ser feito durante a semana ou durante dois fins-de-semana, e terá aulas, apresentações de aulas, sessões práticas e de preparação de material.
Curso de 7-14 de Novembro 2017 Nivel 1, 3-6 anos
Curso 1
Terça-feira 7 de Novembro a Terça-feira 15 de Novembro
(sem fim de semana) 10:00 - 16:00
Curso 2
Quarta-feira 8 de Novembro 18:00 - 20:00
Quinta-feira 9 de Novembro 18:00 - 20:00
Sexta-feira 10 de Novembro 18:00 - 20:00
Sábado 11 de Novembro 10:00 - 18:00
Domingo 12 de Novembro 10:00 - 18:00

Se quiser descobrir mais sobre a Catequese do Bom Pastor: Religious Potential of the Child por Sofia Cavaletti
e na pagina www.cgsusa.com
Os cursos estão limitados a 15-20 pessoas por curso e os lugares serão distribuídos por ordem de inscrição, donativo de 30EUR.

actualizado a 07/12/2017