Força da Natureza.

A Força da Natureza, missão de apoio às zonas destruídas pelos incêndios, já foi para o terreno. Aqui fica o testemunho de Michela Vaz Patto, que encabeçou a primeira expedição desta força, no passado fim de semana.

"Bem-vindos a Oliveira do Hospital" - Esta foi a frase que ficou impressa no nosso pequeno grupo após a primeira Missão de ir levar uma ajuda a quem perdeu tudo. Partimos na 6ª feira passada pelas 17h30 e chegámos a Oliveira do Hospital pelas 21h30. Levei comigo 4 jovens dos 18 aos 22 anos que, apesar de terem de estudar para os testes da faculdade, decidiram arriscar acreditando que Deus não se deixa vencer em generosidade. No sábado fomos recebidos de uma forma extraordinária pelo Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Nuno Oliveira, que nos quis inteirar de tudo o que se está a fazer para superar este momento de crise. Foi muito bom este primeiro momento, com ele, porque nos relatou factos impressionantes que viveu nos primeiros dias da tragédia. Sentimos que também era importante, para ele, aquele momento, de poder descomprimir e passar para nós aquela grande dor. Foi como se passássemos a carregar juntos aquela cruz. Entre outras coisas disse-nos que do dia 15 de Outubro, quando se deram os incêndios, só conseguiu ir descansar passados 4 dias e, mesmo assim, não conseguia dormir só de pensar em como solucionar os problemas. Contou-nos também que os colegas da instituição bancária onde trabalha têm sido muito compreensivos por ele desligar às 16h (sai a correr e vai para o terreno onde é preciso arregaçar as mangas). No anfiteatro da cidade, existe um espaço improvisado, onde se está a armazenar toda a mercearia, artigos de higiene e rações para os animais. Foi neste espaço que trabalhámos no sábado organizando as prateleiras e fazendo a separação dos diversos géneros.
No domingo estivemos a trabalhar no parque de estacionamento subterrâneo onde se improvisou o grande armazém de roupa, calçado, material escolar, brinquedos, loiças, electrodomésticos, etc. É impressionante ver a generosidade que tem chegado dos diversos pontos do país e do estrangeiro. O nosso trabalho consistiu em fazer a triagem de brinquedos e material escolar. Tudo o que estivesse partido, sujo e incompleto tinha de ir para o lixo. Foi um trabalho minucioso e de pôr à prova a nossa paciência. Abrir sacos e sacos e verificar se estava tudo completo.
Muitos brinquedos vinham desmanchados, sem caixa e tínhamos de perceber se dava para montar. Depois enchemos caixotes distintos com brinquedos para bébé, menino, menina, conforme as idades. Selámos as caixas e rotulámos. Como receberam coisas em excesso, estão a empacotar tudo bem acondicionado para se enviar para outros Concelhos necessitados ou para Instituições.
Ao regressarmos a Cascais, logo ao sair da cidade, reparámos num grande cartaz que dizia: "O Renascer de Oliveira do Hospital - Bem-hajam pela vossa ajuda", parecia que a leitura deveria ser feita doutra forma; apesar de algum cansaço sentíamos que tínhamos trazido connosco muito mais do que aquilo que demos."

actualizado a 07/12/2017