Horário das Missas
Horário das Confissões
Exposição do Santíssimo Sacramento
Boletim
Informação para todos
Voz do Papa
Mensagem para a Quaresma 2018
Voz do Bispo
Mensagem para a Quaresma 2018
 
Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e Ressurreição de Cristo
Rua dos Navegantes, nº49
2750-445 - Cascais

Tel: 21 484 74 80
Fax: 21 484 74 82
Este endereço de email está protegido de spam bots, você precisa de ter o Javascript activado para poder visualizar
 
Este endereço de email está protegido de spam bots, você precisa de ter o Javascript activado para poder visualizar
 

Este endereço de email está protegido de spam bots, você precisa de ter o Javascript activado para poder visualizar

Novidades do site
Leia a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2018.
 
Leia a Mensagem do nosso Patriarca para a Quaresma de 2018
 
 
Imprimir

Ermida de Nossa Senhora da Guia


A mais antiga ermida de Cascais, erguida junto de um dos mais antigos faróis da costa portuguesa, tem origem, segundo a tradição, numa imagem de Nossa Senhora aparecida na praia de Cascais.
Localizada a pouca distância da vila, na estrada para a praia do Guincho, frente ao mar, a ermida de Nossa Senhora da Guia destaca-se pela sua elegância por entre o aglomerado urbano.

História

A alusão documental mais antiga conhecida é feita por Damião de Góis na Lisboa de Quinhentos, em 1554. Mas já anteriormente, em 1523, os vereadores de Lisboa, durante o reinado de D. João III, tinham criado a Confraria de Nossa Senhora da Guia, na sequência do voto feito à Virgem, invocando-a como protectora da cidade de Lisboa, então oprimida pela peste. Estabelecem tempos depois uma romagem à Senhora da Guia em agradecimento pela sua protecção.
A ermida é entretanto construída junto ao farol, em terras doadas por D. Luis de Castro, donatário de Cascais. Ao local continuam a acorrer numerosos romeiros organizados em círios sendo os principais oriundos da região de Lisboa e Cascais.
A ermida foi muito danificada pelo terramoto. No entanto em 1758, eram referidas as grandes hospedarias existentes no local, para as gentes de romagem. Foi reconstruída em 1810, juntamente com o farol.

Descrição

A ermida está situada frente ao mar, ladeada por um adro onde existe ainda um cruzeiro. O edifício anexo corresponde às antigas hospedarias.
Apresenta uma estrutura arquitectónica simples, ladeada por duas pequenas sacristias e antecedida por um alpendre. O pórtico manuelino é o primitivo, possivelmente do final do século XVI.
O interior é constituído pela nave e capela-mor sendo a iluminação feita através do óculo do coro alto e dos dois janelões que ladeiam o pórtico.
As paredes da nave estão revestidas por um silhar de azulejos de padronagem policroma. Os altares colaterais estão também forrados de painéis de azulejos, e sobre estes duas pinturas sobre madeira da segunda metade do século XVI, representando A Adoração dos Pastores e A Adoração dos Reis Magos. Junto ao arco triunfal precedendo a capela-mor encontra-se uma lápide sepulcral datada de 1577 de António Ribeiro da Fonseca.
Na capela-mor, um notável revestimento azulejar cobre as paredes laterais até à altura das janelas, representando duas cenas marianas: O Nascimento da Virgem do lado direito, A Assunção da Virgem do lado esquerdo.

 

 

 

 

 

 


 

 

Cantinho de Maria
 
 

Avisos

Mais Avisos...


 
actualizado a 17/04/2017
 
actualizado a 10/04/2018