Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Inocentes

Ermida construída junto ao mar, na antiga entrada da vila, é das mais veneradas de Cascais, especialmente desde o terramoto de 1755. O seu valor reside essencialmente na sua história, muito ligada à vila.
Provavelmente construída no século XVII, data do cruzeiro erigido em memória de um naufrágio ocorrido em 1609, a ermida foi miraculosamente poupada no dia 1 de Novembro de 1755. O avanço do mar, que devastou outros pontos da costa, e o próprio terramoto que destruiu a igreja da Ressurreição situada nas proximidades, deixaram intacta a pequena capelinha. O povo atribuiu o milagre à intercessão de Nossa Senhora da Conceição cuja imagem se venerava no local e à qual insistentemente dirigiu as suas preces aquando do terrível acontecimento.
Após o terramoto, foi nesta ermida que se passaram a realizar os actos litúrgicos correspondentes à destruída igreja da Ressurreição. Entre o século XIX e século XX foram acrescentados dois corpos laterais, reorganizando o espaço interno.
Exteriormente é uma pequena ermida, cuja fachada apresenta um pórtico de molduras sóbrias e um frontão contracurvado setecentista. No interior salienta-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição no altar-mor.

À esta capela está associada a Procissão de Nossa Senhora da Conceição, com princípio no voto feito pelos moradores de Cascais quando oravam a Nossa Senhora dos Inocentes para que os livrasse do perigo eminente das ondas em 1755. Este voto foi cumprido até 1920, incorporando-se na procissão todo o povo da vila.

actualizado a 07/12/2017