Quaresma 2014

«Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9)

A finalidade de Jesus Se fazer pobre não foi a pobreza em si mesma, mas – como diz São Paulo – «para vos enriquecer com a sua pobreza». Não se trata dum jogo de palavras, duma frase sensacional. Pelo contrário, é uma síntese da lógica de Deus: a lógica do amor, a lógica da Encarnação e da Cruz.

in Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para a Quaresma de 2014

Mensagem do Papa para a Quaresma de 2014

Mensagem do Patriarca de Lisboa para a Quaresma de 2014

Na Paróquia

Via Sacra

Todas as Sextas-feiras da Quaresma 45 minutos antes das missas da manhã e da tarde (às 9h45 e às 18h30).

Retiro da Quaresma em Etapas

Quartas-feiras de Março (dias 12, 19 e 26) na Igreja paroquial às 21h30. Pregação pelo Pe. Nuno Westwood.

Livro para a Quaresma

Como habitualmente o nosso pároco aconselha uma leitura de Quaresma. Este ano, o livro escolhido é "A Alegria de uma Pertença" do Cardeal Godfried Dannels, Arcebispo emérito de Bruxelas. O livro apresenta um conjunto de reflecções catequéticas sobre a Igreja, Jesus, os Sacramentos e a Missa. Está à venda no Cartório por 9.50€.

Triduo Pascal

Horário das Celebrações (brevemente)

Na Igreja

23 de Março Domingo III da Quaresma

«Fonte da água que jorra para a vida eterna»
Tanto nesta Missa, como no Ritual da iniciação Cristã dos Adultos, esta passagem do Evangelho ocupa lugar de primeira importância juntamente com os Evangelhos dos dois domingos seguintes. A Samaritana é o tipo daqueles que, vindo de longe, ao escutarem a palavra do Senhor, sentem nascer dentro de si a sede nunca antes experimentada do dom de Deus, sede que só Jesus pode saciar. É Ele a fonte de água viva.
Resumo da 3ª Catequese Quaresmal - D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa (brevemente)

16 de Março Domingo II da Quaresma

«O seu rosto ficou resplandecente como o sol»
A Transfiguração é a revelação antecipada de Cristo glorioso, como a sua Ressurreição, no fim da Quaresma, O há-de manifestar. Em Cristo transfigurado se antevê, desde já, a vida e a imortalidade a que somos chamados, reconhecemos a glória do Filho de Deus que se há-de revelar em nós próprios e tomamos coragem para subirmos, ao longo da Quaresma, até à transfiguração pascal, que Deus dará a quem escutar e seguir o seu Filho.

9 de Março Domingo I da Quaresma
«Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado»
As tentações de Jesus resumem as tentações de todo o homem. Ao contrário de Adão, Jesus rejeita a tentação, fixando-Se no Pai e na sua palavra. Resistir ao mal, morrer para o pecado, firmando-se na palavra de Deus, é o primeiro passo para participar na Páscoa de Jesus. Quem deseja caminhar para a comunhão com Deus na Páscoa de Jesus, não pode deixar-se encantar, nesse caminho, com as tentações que o Inimigo lhe apresentará.
5 de Março Quarta-feira de Cinzas
«Pecámos Senhor, tende compaixão de nós»

Marcados pelo austero símbolo das Cinzas, entramos no Tempo da Quaresma, iniciando um itinerário espiritual que nos prepara para celebrar dignamente os mistérios pascais. As cinzas benzidas, impostas sobre a nossa cabeça, são um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas, que nos convida à penitência e a intensificar o compromisso de conversão para seguir cada vez mais o Senhor.

17 de Agosto

1 de Setembro