História da Paróquia

Cascais é um produto da Baixa Idade Média, existindo povoamento na sua região desde tempos muito antigos. Foi reconquistado aos árabes e passou para a mão dos reis portugueses no século XII. Oficialmente, a origem do nome vem do facto de ser uma zona piscatória, sendo comuns por toda a praia os amontoados de cascas de mexilhão, os cascais. De facto, não só o nome mas toda a história da povoação e da Paróquia está intimamente ligada à pesca e aos pescadores.

Em meados dos finais do século XIV, por deliberação de El-Rei D. Pedro I, Cascais foi elevada à categoria de Vila, com jurisdição cível e criminal próprias. No entanto, só em 1370 El-Rei D. Fernando confirmou a decisão de seu pai D. Pedro, criando o termo do concelho.
É por esta época que surge a paróquia de Santa Maria de Cascais.

Com o decorrer do tempo, Cascais passa a ser composto por duas paróquias:
• Paróquia de Nossa Senhora da Assunção (Cascais ocidental)
• Paróquia da Ressurreição de Cristo (Cascais oriental).
sendo a fronteira entre as duas o curso da Ribeira das Vinhas.

O Terramoto de 1755 destruiu a Igreja Paroquial da Ressurreição de Cristo, que se situava aproximadamente onde hoje está a Estação de Comboios, e a partir daí passa a existir uma única paróquia englobando as duas anteriormente existentes e aglutinando os dois nomes.

Com a implantação da República foi criada uma Freguesia civil, cuja posse teve lugar no dia 13 de Outubro de 1910.
Em 1953, considerando as vantagens em fazer coincidir os limites das freguesias religiosas com os das freguesias civis, o Cardeal-Patriarca de Lisboa decretou os actuais limites da Paróquia.

1 de Setembro

21 de Setembro