Beatificação de João Paulo II

O Vaticano comunicou que Sua Santidade o Papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que atesta um milagre feito por intercessão do Venerável João Paulo II. No comunicado, que teve grande destaque nas agências noticiosas católicas (Agência Ecclesia, Zenith) a Santa Sé anuncia também que a cerimónia de beatificação de João Paulo II terá lugar no próximo dia 1 de Maio, Domingo da Divina Misericórdia, na Praça de S. Pedro e será presidida pelo Papa Bento XVI.
A data escolhida evoca a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia, uma festa que ele próprio tinha criado durante o Jubileu do ano 2000.

A miraculada é uma irmã francesa, Marie Simon Pierre, que sofria da Doença de Parkinson havia mais de quatro anos. Estimulada pela sua madre a pedir a intercessão de João Paulo II logo após a sua morte, esta freira da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas de Paris. No dia 2 de Junho de 2005, esgotada pela dor, Marie Simon Pierre chegou a pedir à sua superiora que a libertasse das suas obrigações laborais, mas a madre instou-a a confiar em João Paulo II. No dia seguinte, festa do Sagrado Coração de Jesus, a freira sentiu-se curada, sem quaisquer dores, interrompeu a medicação e visitou um médico que nada mais fez que reconhecer a cura total.

O reconhecimento deste milagre conduziu directamente à beatificação de João Paulo II, que faleceu em Abril de 2005 após um dos mais longos pontificados da história da Igreja. Este processo, que segundo o Prefeito para a Congregação das Causas dos Santos, o Cardeal Angelo Amato, seguiu todos os preceitos canónicos, começou no dia 13 de Maio de 2005, quando o Papa Bento XVI dispensou o prazo de cinco anos para a promoção da causa da canonização de Karol Wojtyla devido à extraordinária fama de Santo que João Paulo II detinha ainda em vida. É de recordar que, aquando da sua missa exequial, a multidão emocionada, interrompeu por diversas vezes a homilia do então Cardeal Ratzinger exclamando "Santo subito" (Santo já).

Em Dezembro de 2009, o Bento XVI promulgou o decreto reconhecendo as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, ou seja, João Paulo segundo passou a ser “Venerável”, o primeiro grau no caminho para a beatificação, e com a ajuda de Deus a Canonização num futuro que esperamos próximo.

Site de Homenagem a João Paulo II

17 de Agosto