Matrimónio

O que é necessário fazer para celebrar o Sacramento do Matrimónio?

Em primeiro lugar, supõe-se que os noivos saibam o que significa e que desejem casar e viver o seu casamento como vivência do Baptismo e de acordo com o que a Igreja propõe.

1. Para que tudo corra como os noivos desejam nesse dia único das suas vidas devem marcar em primeiro lugar a celebração na Igreja com a antecedência necessária.

2. Cerca de três meses antes, dirigem-se a uma Conservatória de Registo Civil para requisitar um Atestado de Estado Livre para Casamento Católico.

3. Nessa mesma altura, devem ir à paróquia de residência da noiva para iniciar o Processo Canónico. No mínimo, devem levar a Certidão de Baptismo e o Documento de identificação de ambos os nubentes. Conforme o caso particular podem ser requeridos outros documentos.

4. Faz parte do Processo Canónico também um pequeno diálogo com o pároco ou com outro sacerdote ou diácono em vez dele.

5. Na paróquia onde se realizará o Casamento devem fazer chegar a certidão de Estado Livre da Conservatória de Registo Civil, o Certificado que vem da Cúria Diocesana a finalizar o processo canónico (“Nada obsta”) e fotocópias dos documentos de identificação de duas testemunhas (comummente chamadas de padrinhos) bem como a sua morada de residência.

Preparação do Casamento Católico?

É altamente recomendado e de benefício comprovado para a grande maioria dos noivos participar num CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio). Muitas paróquias oferecem a possibilidade de participar. É sempre um Curso aberto a todos os que se vão casar. Os noivos devem escolher e inscrever-se num em que seja possível participar. Normalmente as datas estão escolhidas com muita antecedência e só existe um por trimestre. Por isso, os noivos devem procurar e inscrever-se com relativa antecedência.

Próximas datas do CPM organizado na Paróquia de Santo António do Estoril.

• Contacto: 21 4680342

Celebração do Matrimónio?

A Celebração do Matrimónio deve ser preparada conjuntamente com o ministro ordenado que abençoará o Casamento. O Rito vem descrito de uma forma geral a seguir. Pode ver as várias propostas para escolher clicando em cada item.

Celebração do Matrimónio sem Missa

I - RITOS INICIAIS
Saudação Inicial
Oração Colecta