Quaresma e Triduo Pascal 2012

1 de Abril Domingo de Ramos

«Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz.»
O Domingo de Ramos é o grande portal de entrada na Semana Santa, a semana em que o Senhor Jesus caminha até ao ponto culminante da sua existência terrena. Ele sobe a Jerusalém para dar pleno cumprimento às Escrituras e ser pregado no lenho da cruz, o trono donde reinará para sempre, atraindo a Si a humanidade de todos os tempos e oferecendo a todos o dom da redenção.
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o Domingo de Ramos "Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja"

25 de Março V Domingo da Quaresma

«Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto»
Só morrendo é que a semente dá origem a uma vida nova, revelando assim a sua maravilhosa fecundidade.
Também para Jesus a morte é semente de uma vida maravilhosamente nova e fecunda. Graças à Sua morte redentora, os benefícios da salvação são, com efeito, comunicados a todos os homens, judeus ou pagãos. A Sua morte é a conclusão da Sua missão é, por isso, a hora da Sua glorificação.
Aceitando voluntariamente a morte, em filial e amorosa obediência ao Pai e aos Seus planos de salvação, Jesus «deu-nos a vida imortal».
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o V Domingo da Quaresma "A evangelização é discernimento da realidade à luz da fé"

17 de Março IV Domingo da Quaresma

«Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus»
A partir deste IV Domingo as leituras do Evangelho são tiradas de S. João, tanto ao domingo como de semana. Hoje ela fala-nos da futura glorificação de Jesus pela Cruz e Ressurreição. É este o próprio movimento do Mistério Pascal, primeiro em Jesus, depois nos cristãos pela morte à vida, pela Cruz à glória. A Quaresma é também o tempo apropriado para entendermos melhor este caminho providencial de salvação, para depois celebrarmos a Páscoa com mais fé, em acção de graças a Deus e ao Senhor Jesus Cristo.
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o IV Domingo da Quaresma "A caridade é luz para a fé: «um coração que vê»"

11 de Março III Domingo da Quaresma

«Destruí este templo e em três dias o levantarei»
O templo arrasado e levantado em três dias é figura da Morte e da Ressurreição de Jesus. É Ele o templo verdadeiro. Destruído pelos homens, que Lhe deram a morte, Deus O levantou, mais glorioso do que antes, ao ressuscitá-l’O de entre os mortos.
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o III Domingo da Quaresma "Anunciar o Evangelho é intervir na Cultura"

4 de Março II Domingo da Quaresma

«Mestre, como é bom estarmos aqui!»
A Transfiguração, lida neste Domingo, depois de, no Domingo anterior, ter sido escutada a tentação, faz com ela, como que num grande painel de duas alas, uma espécie de grande abertura da Quaresma: mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição; são elas, de facto, a síntese do Mistério Pascal que vamos celebrar na Páscoa. Jesus vive em Si o mistério que a sua Igreja agora celebra, e que ela viverá até à sua própria Transfiguração.
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o II Domingo da Quaresma "Do amor à caridade"

26 de Fevereiro I Domingo da Quaresma

«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»
O Senhor Jesus Cristo era tentado pelo demónio no deserto. Mas em Cristo também tu eras tentado, porque Ele tomou sobre Si a tua condição humana, para te dar a salvação; para Si tomou as tuas tentações, para te dar a sua vitória” (S. Agostinho). A vitória de Jesus sobre Satanás proclamada neste primeiro Domingo da Quaresma anuncia desde já o triunfo pascal da sua Morte e Ressurreição, e oferece-nos, ao mesmo tempo, a participação nessa sua vitória sobre o pecado e a morte.
Catequese do Sr. Cardeal-Patriarca para o I Domingo da Quaresma "Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida"

22 de Fevereiro Quarta-feira de Cinzas

«Pecámos Senhor, tende compaixão de nós»
Hoje, marcados pelo austero símbolo das Cinzas, entramos no Tempo da Quaresma, iniciando um itinerário espiritual que nos prepara para celebrar dignamente os mistérios pascais. As cinzas benzidas, impostas sobre a nossa cabeça, são um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas, que nos convida à penitência e a intensificar o compromisso de conversão para seguir cada vez mais o Senhor.

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.

in Mensagem de Sua Santidade o Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012.

Mensagem do Papa para a Quaresma de 2012

Mensagem do Patriarca de Lisboa para a Quaresma de 2012